Nossos Ensinos

NInho

Acreditando na capacidade de aprendizagem das crianças na faixa etária de 02 a 05 anos, o Colégio Santa Emília oferece uma educação voltada para o desenvolvimento integral do aluno considerando os aspectos emocionais, cognitivos, biológicos e sociais.

A brincadeira, a convivência e as descobertas são desafios constantes que fazem com que a criança desenvolva o aprendizado com a mente e o corpo. Tudo isso, colabora para o despertar de valores e comportamentos solidários que consolidam a cidadania.

Nossas turminhas são divididas em:

– Educação Infantil I – 02 anos
– Educação Infantil II – 03 anos
– Educação Infantil III – 04 anos
– Educação Infantil IV – 05 anos

Educação Infantil

No Colégio Santa Emília, o estudante tem a oportunidade de viver de forma plena, adquirindo novos conhecimentos, possibilidades de escolha, convivência e experiências.

Com o objetivo do desenvolvimento integral da criança em seus aspectos físicos, afetivo, intelectual, linguístico e social, a fim de complementar a ação da família e da comunidade, nesta etapa, o estudante é estimulado a ampliar seus conhecimentos através da interação, exploração do ambiente de maneira segura e ao mesmo tempo desafiadora, direcionando a introdução das crianças na cultura e à apropriação por elas de conhecimentos básicos de forma espontânea.

Assim ao vivenciar as atividades diárias, os estudantes constroem conhecimentos, expressam-se, interagem e manifestam desejos e curiosidades, de forma dinâmica e eficaz para uma plena aprendizagem.

No Ensino Fundamental , o Colégio Santa Emília, tem como objetivo auxiliar os estudantes no máximo de sua possibilidade cognitiva, afetiva, ética e estética, conduzindo-os ao desenvolvimento da autonomia, da responsabilidade, da solidariedade e do respeito ao bem comum. Proporciona um espaço no qual o (a) estudante aprende a construir seu conhecimento em uma dimensão participativa, alegre, responsável, competente, contextualizada e atual.

O estudante é visto como sujeito ativo de sua aprendizagem, levando em consideração suas experiências, um ser receptivo a mudanças com espaço para exercitar sua consciência crítica e para experimentar e realizar os passos necessários a sua formação integral.

Fundamental II

Optamos por um ensino fundamental, etapa final, que permita ao estudante acesso aos conhecimentos, competências e habilidades necessárias ao mundo moderno e desafiador, oportunizando assim, a formação de atitudes e valores e o fortalecimento dos laços de solidariedade humana e tolerância recíproca na vida social.

Nessa perspectiva, queremos um estudante que realize atividades diárias voltadas ao exercício da prática do significado através dos conteúdos vivenciados.

O 8º e 9º ano do ensino fundamental conta com o apoio de algumas aulas complementares que oportunizam aprofundamento pedagógico: monitorias de Matemática e Redação, bem como aulas de laboratório de química e física.

Estimulamos ainda, a participação dos estudantes em Olimpíadas brasileiras e pernambucanas, visando o estímulo ao trabalho científico e seus desafios frente às resoluções de situações problematizadoras futuras.

O trabalho individualizado através da escuta, feito pelo Setor de Psicologia  Educacional identifica as expectativas e as necessidades dos estudantes e das famílias e busca, em conjunto, maneiras de superar as dificuldades apresentadas.

Roberta Albuquerque

Coordenadora do 8º e 9º ano do Ensino Fundamental

Ensino Médio

Optamos por um ensino médio que permita ao estudante acesso aos conhecimentos, competências e habilidades necessárias ao exercício da cidadania e a participação no mundo do trabalho.  Nessa perspectiva, queremos um estudante que busque dar significado ao conhecimento mediante a contextualização dos conteúdos, bem como, preparar-se cientificamente, utilizando diferentes tecnologias às áreas de atuação.

Em todo o Ensino Médio o ‘Fazer Pedagógico’ conta com o apoio de algumas aulas complementares que oportunizam aprofundamento no decorrer dos três anos: monitorias de Matemática, Química e Física, laboratório de Redação, este último, com atendimentos individualizados, bem como uma turma específica de MED, para estudantes que desejarem frequentar uma universidade pública de referência em todo o país.

A Orientação Profissional é enfatizada, através de reflexões constantes conduzidas por profissional habilitado na área. Esses momentos visam dar suporte aos alunos durante o processo de escolha da profissão, com esclarecimento sobre cada área e contatos com profissionais convidados com o objetivo de, informalmente, situar os jovens quanto ao curso escolhido, desafios, perspectivas e mercado de trabalho.

O trabalho individualizado através da escuta, feito pelo Setor de Psicologia Educacional identifica as expectativas e as necessidades dos estudantes e das famílias e busca, em conjunto, maneiras de superar as dificuldades apresentadas.

Assim fazemos nosso caminho pedagógico, traçando e buscando coletivamente alcançar as metas propostas em nossa filosofia educacional.

Cacilda Vaz M. Cunha

Supervisora Pedagógica- Ensino Médio